Checklist COVID-19

A situação de pandemia COVID-19 afecta-nos a todos, colocando-nos perante novas exigências e desafos, que implicam a capacidade de nos adaptarmos e mudar o nosso comportamento no dia-a-dia laboral, em contexto remoto ou presencial. Por isso, é importante estarmos atentos e cuidarmos da nossa Saúde Psicológica e do nosso bem-estar.

Utilize esta Checklist para refectir sobre como se tem sentido nas últimas duas semanas. Responda, o mais sinceramente possível e com base na sua experiência pessoal, assinalando sempre que a resposta às afrmações for “sim, na maior parte do tempo”.

Não existem respostas “certas” ou “erradas”, esta Checklist serve apenas para que possa reconhecer e refectir sobre os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos recentes.

Os resultados desta Checklist não constituem, de forma alguma, uma avaliação ou diagnóstico psicológico. Servem apenas para o ajudar a pensar sobre si próprio, sobre como se tem sentido nas últimas duas semanas. Independentemente dos resultados, se está preocupado com a sua Saúde Psicológica, procure ajuda profssional – um Psicólogo pode ajudar.

Responda, o mais sinceramente possível e com base na sua experiência pessoal, assinalando com um sempre que a resposta às afirmações for “sim, na maior parte do tempo”.
1 Sinto-me muito cansado, com falta de energia. Custa-me ir trabalhar.
2 Sinto-me muito nervoso, ansioso e/ou irritável quando estou a trabalhar.
3 Estou constantemente preocupado com alguma coisa.
E preocupo-me com o trabalho mesmo quando não estou a trabalhar
4 Sinto-me pessimista, sem esperança no futuro e na minha carreira.
5 Tenho difculdade em lidar, simultaneamente, com as exigências da minha vida profssional e as exigências da minha vida pessoal e familiar.
6 Não sinto motivação para trabalhar e/ou não me sinto valorizado pelas pessoas com quem trabalho.
7 Tenho difculdade em concentrar-me e/ou tomar decisões no trabalho.
8 Não me apetece ou evito falar com outras pessoas.
9 Discuto com o meu chefe e/ou colegas e/ou sinto que os estou a desiludir.
10 É difícil relaxar, mesmo quando não estou a trabalhar.
11 Sinto-me frustrado e/ou culpado por não conseguir realizar todas as minhas tarefas e/ou adio sistematicamente as minhas tarefas.
12 Sinto que tudo é um esforço para mim e que não tenho competência sufciente para realizar o trabalho.
13 Trabalho horas a mais e raramente faço pausas durante o dia.
14 Quando estou no trabalho é como se não estivesse… Estou lá com o corpo, mas não com a cabeça.
15 O meu padrão habitual de sono alterou-se (ex. não consigo dormir, durmo mais).